Faça parte da minha lista de e-mails e acompanhe todas as atualizações!

Não tenha medo do Não


não tenha medo de dizer não

Faça as pazes com o Não!

Você já parou para refletir como é difícil dizer essa palavra, como é difícil se relacionar com os nãos da vida, tanto para ouvir, quanto para falar.

Em alguns momentos na nossa infância ficou registrado que dizer não era feio, ou falta de educação, e para sermos aceitas e boazinhas principalmente para nossos pais, aprendemos reprimir os nãos.

E assim fomos crescendo, acreditando nas nossas crenças da infância, evitando dizer o não, com medo da rejeição, do abandono, de ficarmos sozinhos.

Mas isso não é verdade, a responsabilidade é nossa, “as escolhas a todo momento sou eu que faço” e vamos culpando os outros por nossas frustrações, infelicidade, decepções.

Aprenda a dizer “não” quando for necessário, sem culpas e medos.

Reflita quantas vezes você teve vontade de dizer:

- Não concordo;

- Não quero;

- Não isso não serve pra mim;

- Não estou cansada;

- Não estou ocupada;

Não precisa ser agressivo, é só falar de uma maneira que o outro compreenda e respeite você, só falar sim, com medo de dizer não, apresenta dificuldades de impor limites. Porque no nosso íntimo sabemos muito bem que não queremos fazer aquilo que nos é solicitado.

Há uma outra situação que é aquela em que a pessoa teme ouvir um “não dos outros” geralmente por ter uma autoestima fragilizada, um medo antigo originado da infância de abandono e por isso muitas vezes nem tenta por medo da rejeição.

É preciso se arriscar e ter atitude, mesmo ouvindo um não você terá mais segurança, como dizem no senso comum o não você já tem, a outra opção é o sim.

Faça as pazes com o não, porque a coragem de ouvir e dizer esse não com assertividade, só mostrará o quanto você é sincero com você mesmo.

Quando dizemos sim querendo dizer não, há um desrespeito por nós mesmos, uma desvalorização das nossas necessidades.

Se arrisque e tenha postura de dizer e a ouvir muitos nãos!

Psicóloga Claudete Carvalho - Guarulhos - SP

#não #medodonão #dizernão #escutarnão #psicólogaclaudete #psicólogaemguarulhos

Posts Destacados
Posts Recentes
Siga na Redes Sociais
  • Facebook Long Shadow
  • Instagram Social Icon
  • RSS Social Icon
Procure por Tags
Nenhum tag.