Faça parte da minha lista de e-mails e acompanhe todas as atualizações!

Autoconhecimento: Entenda o que é como aplicar na sua vida


autoconhecimento

Viver em sociedade significa estar rodeado de pessoas. Querendo ou não, essa convivência traz diversas influências em nós, tanto boas quanto ruins. No meio disso, nem sempre é fácil ter autoconhecimento para saber quem somos de verdade.

“Será que eu realmente estou feliz com este trabalho ou com esta rotina? Ou será que estou vivendo conforme as expectativas que os outros têm de mim”? Responder estas perguntas requer um olhar mais cuidadoso para o nosso “eu” interior. Afinal, o que é e como é possível aplicar o autoconhecimento nas mais diversas áreas da nossa vida?

Relaxe a mente

O autoconhecimento é a consciência de quem nós somos, quais são nossas qualidades, fraquezas e medos. Por meio dele, conseguimos controlar nossas emoções e viver melhor conosco e com os outros.

Uma boa forma para conhecer a si mesmo é dar um tempo para a mente. Nos dias de hoje, com uma rotina corrida, nem sempre é possível tirar um tempinho para nós mesmos. Porém, lembre-se que a sua saúde mental precisa de atenção.

Conseguir se desligar dos problemas e se concentrar no que se passa em nossa mente é um caminho importante para obtermos o equilíbrio emocional.

Como aplicar o autoconhecimento na sua vida?

Para ter autoconhecimento, precisamos olhar para nós mesmos dispostos a nos aceitar. Isso significa que temos que nos despir de nossos preconceitos para entender o que se passa conosco, transformar o que queremos e potencializar o que temos de melhor. Como, afinal, isso é possível?

Saiba reconhecer suas fraquezas

Ninguém consegue ser forte o tempo todo. Entenda que na vida temos diversas fases e nem sempre conseguimos estar bem. Por isso, é importante descobrir quais são suas maiores dificuldades, seus medos e suas angústias. Ao invés de negar estes sentimentos, é preciso aceitá-los e transformá-los.

Você pode ser uma pessoa muito tímida, muito ciumenta, ou muito agressiva, por exemplo. E todos esses sentimentos podem ter algum motivo por trás, que nem sempre é consciente. É importante reconhecer quais são as causas das nossas emoções para conseguir controlá-las e diminuir os males que elas podem nos causar.

Reconheça os seus pontos fortes

Todos nós temos qualidades. Portanto, ao invés de se colocar para baixo, tente ver o tanto de coisas boas que você já fez e faz, para si mesmo ou para os outros.

Não tenha vergonha de assumir quem você é

Um passo importante de autoconhecimento é descobrir quem nós somos de verdade. Ver que não somos aquela pessoa que idealizamos ou que alguém idealizou por nós é fundamental para uma vida sadia.

Faça terapia

Lembre-se: você não precisa de terapia apenas quando estiver com algum problema grave. A terapia é um tempo que você tira para cuidar de si mesmo. Cuidar da sua mente sempre será um ato que traz benefícios em curto e longo prazo. Ajuda no controle emocional, na autoestima, no bem-estar e no equilíbrio mental.

O psicólogo é um profissional que pode te ajudar a entender melhor o que se passa na sua mente e ter uma vida mais plena. Entre em contato comigo para agendar uma consulta.


Posts Destacados
Posts Recentes
Siga na Redes Sociais
  • Facebook Long Shadow
  • Instagram Social Icon
  • RSS Social Icon
Procure por Tags
Nenhum tag.