Relacionamentos, Eu e o Outro.
Os relacionamentos fazem parte da nossa vida e são necessários para o nosso amadurecimento e crescimento.
Estamos a todo momento nos relacionando, seja com pessoas, pensamentos, situações, com os animais, com os objetos.
A pessoa com o qual nos relacionamos independente de ser afetivo ou não, funciona como um espelho, e esse espelho de alguma maneira mostra partes que estamos negando ou escondendo de nós mesmos.
Esse espelho (o outro) pode refletir aspectos positivos (aquilo que me encanta e apaixona) ou negativos (aquilo que me irrita e incomoda) da nossa personalidade.
Projetamos no outro nossos potencias, desejos, sonhos e achamos que o outro vai realiza-lo.
"Aquilo que eu observo no outro tem que existir em mim!"
Para dar certo em qualquer nível de relacionamento (amoroso, social, profissional, familiar) é necessário que todos caminhem na mesma direção, e que tenham o mesmo princípio.
Nos relacionamentos, procuramos uma parte de nós mesmos e nos iludimos achando que vamos encontrar essa parte no outro, e que ele nos dará a fonte da felicidade e a paz duradoura.
A felicidade é ser livre, é abrir mão de qualquer codependência. Não espere que o outro vá te completar, tudo aquilo que precisa está dentro de você, somos inteiros.
Ninguém pode preencher o vazio que está dentro de você, essa missão é sua!
Não espere que o outro vá corresponder as suas vontades, cada um vai seguir o seu caminho de acordo com a sua história, baseado naquilo que aprendeu e nas suas escolhas.
Por isso a importância do autoconhecimento, a medida que vamos nos conhecendo (através da Psicoterapia), vamos nos modificando e transformando, e não teremos mais a necessidade de projetar o negativo no outro.
Por isso convido a você a seguinte reflexão:
- Qual parte de você esta se relacionando com o outro?
- Para que e Por que estou me relacionando com o outro?
Nós atraímos justamente aquilo que precisamos integrar!
Psicóloga Claudete Carvalho - Guarulhos - SP