Faça parte da minha lista de e-mails e acompanhe todas as atualizações!

6 sinais que você deve prestar atenção na sua saúde mental


6 sinais que você deve prestar atenção na sua saúde mental

A saúde mental nem sempre recebe a devida atenção das pessoas por conta da falta de informação e do preconceito. Mas ela é fundamental para nossa capacidade individual e interação com os outros, pois permite que possamos usar nossas habilidades de maneira produtiva e nos recuperar dos males do dia a dia.

Uma questão importante em relação à mente é que ela não tem sintomas evidentes quando está doente, mas envia sinais que se manifestam em nosso corpo e nas atitudes do cotidiano. Por conta disso, veja 6 sinais que você deve prestar atenção na sua saúde mental.

De olho nos sinais

1 Perda de motivação

É importante não confundir este sinal com algo mais banal – sentir preguiça em fazer exercício físico, por exemplo. Neste caso, estamos falando da perda de interesse em atividades que eram prazerosas, mas que foram deixadas de lado repentinamente ou já não proporcionam bem-estar. Isso porque muitos distúrbios, como ansiedade e depressão, costumam esgotar as energias físicas e mentais, além de reduzir a sensação de realização.

2 Sensação de cansaço constante

Como citado no item anterior, certas doenças mentais esgotam as energias do organismo e podem causar insônia ou sono agitado e não reparador. Isso faz com que você tenha uma sensação de cansaço contínua, que não se resolve mesmo que durma muitas horas seguidas e que também pode afetar sua capacidade de concentração.

3 Tristeza sem fim

É comum associar a tristeza com um abalo que provoca choro e lamentação, mas ela pode assumir diversas faces, como encarar o mundo com uma perspectiva negativa e pensar somente nas consequências ruins de um acontecimento. Nas situações em que a saúde mental não está bem, essa sensação tende a começar assim que acordamos e se arrasta o dia todo.

4 Falta de emoção

Um sinal preocupante é a frieza ou indiferença em relação às coisas que acontecem ao seu redor. Isso acontece porque as emoções acabam se refletindo em nossas ações com o mundo. Em situações de intensa alegria ou de tristeza e consternação, a pessoa não consegue manifestar nenhuma reação ou empatia.

5 Alteração na relação com a comida

A mudança de hábitos alimentares geralmente é um efeito colateral quando existe um problema com a saúde mental, já que, em muitos casos, a comida se torna um refúgio. A ansiedade, por exemplo, pode fazer com que a pessoa coma demais na tentativa de controlar seu estado de humor; já a depressão costuma provocar perda de apetite por conta da falta de prazer em atividades corriqueiras.

6 Oscilação de humor

Isso é muito comum em casos de depressão, em que a pessoa alterna com frequência e intensidade momentos positivos e negativos. É essencial ficar de olho neste sinal, pois o problema pode ser mascarado “pelos dias bons”. Nesse sentido, preste atenção também em aparições repentinas de agressividade, tristeza ou insegurança.

Procure ajuda

Caso você esteja sentindo um ou mais sinais de maneira constante e com alguma intensidade que esteja afetando o seu dia a dia, procure ajuda profissional. Uma mente saudável é essencial para encarar os desafios da vida e aproveitar ao máximo o que ela pode oferecer.

Se você precisa de apoio psicológico, entre em contato para marcar uma consulta com a Psicóloga Claudete Carvalho por e-mail ou telefone e veja como podemos ajudar.


Posts Destacados
Posts Recentes
Siga na Redes Sociais
  • Facebook Long Shadow
  • Instagram Social Icon
  • RSS Social Icon
Procure por Tags
Nenhum tag.