Faça parte da minha lista de e-mails e acompanhe todas as atualizações!

Qual a melhor hora para investir em uma terapia de casal?


Qual a melhor hora para investir em uma terapia de casal?

É muito comum casais procurarem por uma terapia conjugal no momento em que a relação já está totalmente desgastada. São situações em que as mágoas e os conflitos estão mais intensos do que a vontade – e, talvez, até a possibilidade – de resolver os problemas.

E é justamente nessa fase que se torna ainda mais difícil reverter a situação, podendo ser tarde demais.

Mas afinal, qual a melhor hora para investir em uma terapia de casal?

Os preconceitos devem ficar de lado

Muitos casais têm medo de procurar um terapeuta, pois veem na terapia um indício de fraqueza. Na verdade, reconhecer que se vive um conflito e buscar ajuda é um grande sinal de maturidade.

É preciso ter em mente que nenhum relacionamento é um mar de rosas, portanto, viver situações conflituosas ou angustiantes é comum. E, em diversas situações, inclusive as mais pontuais, buscar terapia pode ser a chave do sucesso de seu relacionamento.

A terapia de casal não deve ser entendida como um último recurso

Não adianta buscar por uma terapia de casal quando a situação entre os dois já está muito desgastada, se encaminhando para um possível divórcio. O terapeuta é importantíssimo nesse processo, mas existem situações quase que impossíveis de reverter.

Quanto antes o casal busca por um auxílio, melhor. É como o diagnóstico de uma doença: quanto mais cedo ela for diagnosticada, mais cedo ela é tratada e mais chances o paciente tem de se recuperar.

A terapia de casal pode ser buscada para resolver pequenos conflitos

Situações mais específicas, que, de alguma forma, estão atrapalhando a vida do casal, podem, e devem, ser discutidas na terapia de casal. É comum casais presenciarem impasses ou passarem por alguma dificuldade – familiar, financeira, profissional, sobre os filhos – sendo necessário um auxílio profissional para conseguir conversar sobre o assunto e, então, resolver o problema em questão.

Ocorrências mais pontuais na vida de um casal e que, de certo modo, estão gerando algum conflito, podem, sim, ser trabalhadas com um terapeuta específico.

Não existe um motivo único para buscar a terapia

Como já mencionado, várias razões, inclusive as mais pontuais, podem ser motivo suficiente para buscar uma terapia conjugal. Outro ponto que merece destaque é que, hoje, também é muito comum buscar a terapia, não só para resolver um conflito, mas também para preveni-lo.

A terapia pode auxiliar um casal, de modo que um passe a conhecer melhor o outro. Isso melhora a vivência do casal que, por se compreender melhor, passar a conviver com mais harmonia, cessando as intensas brigas e maiores conflitos.

Sendo assim, a terapia não deve ser buscada só quando se tem um problema a ser solucionado, mas também para melhorar a relação do casal. Basicamente, a terapia de é uma forma de melhorar a sua comunicação diária com o parceiro(a). Como um passa a entender melhor o outro, seus motivos e sua maneira de encarar as responsabilidades, a convivência se torna mais harmoniosa e tranquila.

Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Entre em contato para marcar uma consulta. O agendamento pode ser feito via e-mail ou telefone.


Posts Destacados
Posts Recentes
Siga na Redes Sociais
  • Facebook Long Shadow
  • Instagram Social Icon
  • RSS Social Icon
Procure por Tags
Nenhum tag.