Faça parte da minha lista de e-mails e acompanhe todas as atualizações!

Avaliação psicológica: Como funciona e quais seus benefícios?


Avaliação psicológica: Como funciona e quais seus benefícios?

Muita gente já ouviu falar da avaliação psicológica. Esse tipo de procedimento é utilizado quando alguém vai tirar a carta de motorista, quando começa a trabalhar em determinado emprego, em hospitais, em escolas e até mesmo por uma necessidade jurídica. Afinal, como funciona a avaliação psicológica e quais são os seus benefícios?

Como funciona o procedimento?

A avaliação psicológica é um procedimento técnico e científico que tem como objetivo levantar informações sobre os indivíduos de acordo com as necessidades de quem solicita a avaliação. Por exemplo: a avaliação pode ser necessária em uma entrevista de emprego, quando o indivíduo vai tirar a carta de motorista, em uma escola e em diversas outras situações.

Muitas pessoas acreditam que a avaliação psicológica se resume aos testes, porém, estes são apenas uma parte do procedimento. Além disso, os testes não são as únicas ferramentas para se realizar uma avaliação psicológica. Dependendo da situação o procedimento pode incluir entrevistas, observações, dinâmicas, questionários, entre outras formas.

Por isso, não existe apenas uma forma de realizar a avaliação. A escolha da metodologia vai depender dos objetivos de quem solicita os testes e do planejamento do psicólogo para obter as respostas desejadas.

A avaliação pode, inclusive, ser realizada de forma individual ou em grupo dependendo de quais são os seus objetivos. Esse procedimento também deve ser pensado de acordo com as características da pessoa ou grupo. As técnicas podem ser aplicadas tanto para adultos quanto para crianças e o número de sessões pode variar. O psicólogo é quem define todos estes critérios com base nos objetivos pretendidos.

Quais os benefícios da avaliação psicológica?

Por meio da avaliação é possível verificar se a pessoa está apta a cumprir determinada atividade. Além disso, os testes permitem que o psicólogo aponte características comportamentais e psicológicas dos indivíduos. Por exemplo, a avaliação pode ajudar a descobrir se uma pessoa tem facilidade de trabalhar em grupo, pode identificar quais são os tipos de inteligência dessa pessoa, entre diversas outras questões.

É importante lembrar que os testes psicológicos não são realizados de acordo com a opinião dos profissionais. Esses documentos seguem uma série de normas discutidas pelo Conselho Federal de Psicologia, e estão em constante revisão. Os testes realizados precisam ser validados cientificamente para provar sua eficácia.

Isso tudo garante que os resultados sejam padronizados, gerando avaliações mais precisas. A partir dos dados coletados o psicólogo deve fazer uma interpretação e análise de acordo com suas hipóteses e com os manuais que regulamentam a área.

Por isso, é necessário contratar profissionais de confiança que utilizarão métodos científicos aprovados para a realização da avaliação. Esse tipo de procedimento exige ética e profissionalismo, portanto, deve ser realizado por psicólogos com experiência na área.

Sabemos que o ser humano é complexo, porém, uma boa avaliação psicológica tem grandes chances de obter respostas mais corretas em relação ao comportamento dos indivíduos. Entretanto, apenas o psicólogo é o profissional indicado para realizar qualquer tipo de avaliação psicológica.

Se você se interessou por este tema, entre em contato conosco para agendar uma consulta com a Psicóloga Claudete Carvalho.


Posts Destacados
Posts Recentes
Siga na Redes Sociais
  • Facebook Long Shadow
  • Instagram Social Icon
  • RSS Social Icon
Procure por Tags
Nenhum tag.