Faça parte da minha lista de e-mails e acompanhe todas as atualizações!

Como superar a pressão no trabalho?


Como superar a pressão no trabalho?

Sofrer algum tipo de pressão no trabalho é comum. Mesmo que você trabalhe com algo que goste, sempre vai existir alguma situação de estresse ou ansiedade. Nos casos em que essas situações são corriqueiras, muita gente pensa em abandonar o emprego e tentar um novo cargo em outra empresa. No entanto, nem sempre isso é possível. Às vezes precisamos apenas lidar com essas situações de pressão da melhor maneira que pudermos. Veja, neste artigo, algumas dicas para lidar melhor com situações de pressão no trabalho.

Como superar a pressão no trabalho?

Se o seu trabalho envolve situações que geram estresse, como resolução de problemas e conflitos com clientes, cumprimento de metas e prazos apertados, certamente a pressão faz parte do seu cotidiano. No entanto, é importante que você busque formas de aliviar um pouco esse sentimento tão exaustivo.

Se você tem abertura no seu trabalho, vale a pena conversar com seu chefe ou gestor sobre os problemas que enfrenta. Em alguns casos, um diálogo franco pode resolver boa parte da situação. Isso vale tanto para os problemas relacionados às suas tarefas quanto para os conflitos que você tenha com outros funcionários.

Lembre-se que a conversa deve ter um tom amigável, mas você deve ter firmeza para conseguir expor seus pontos e ajudar a solucionar o que for possível. Você pode, por exemplo, tentar negociar os prazos que estão muito apertados.

Outra forma de lidar melhor com a pressão é ser organizado. Planejar semanalmente tudo o que precisa ser feito é essencial para ter a sensação de que você dará conta de todas as tarefas. Uma simples agenda pode ajudar nessa hora. Uma boa estratégia é riscar tudo o que você conseguiu cumprir durante o dia para que você possa mensurar o tanto que avançou e o quanto está mais perto de cumprir com seu objetivo.

Outra boa possibilidade para aliviar a pressão é pedir férias. Muitos trabalhadores, na ânsia de ganhar mais dinheiro, acabam negligenciando esse período tão importante para descansar e se desligar um pouco das tarefas. Uma boa viagem pode aliviar todo o estresse acumulado e fazer com que você volte renovado para o trabalho.

Por último, mas não menos importante: evite levar tarefas para casa. Quando sair do escritório tente relaxar escutando música ou lendo um livro. Evite também mexer no celular o tempo todo, já que o dispositivo ajuda a aumentar a ansiedade.

Quando procurar pela psicoterapia?

A psicoterapia é uma ótima forma de alcançar o autoconhecimento. Isso significa estar mais forte para enfrentar as adversidades no âmbito pessoal, profissional e familiar. Portanto, você não deve procurar pela psicoterapia apenas quando tem algum problema que parece difícil de solucionar. O auxílio do psicólogo é útil para evitar as situações de conflito, já que durante as sessões você pode aprender a conhecer seus pontos fortes, suas maiores dificuldades e como lidar com os problemas que mais te afligem.

Além da psicoterapia, você pode adotar outras formas de aliviar a tensão do dia a dia como a prática de atividades físicas e meditação. O importante é não negligenciar os sentimentos negativos gerados pela pressão no trabalho.

Para saber mais sobre esse assunto entre em contato conosco e agende uma consulta.


Posts Destacados
Posts Recentes
Siga na Redes Sociais
  • Facebook Long Shadow
  • Instagram Social Icon
  • RSS Social Icon
Procure por Tags
Nenhum tag.