Faça parte da minha lista de e-mails e acompanhe todas as atualizações!

Qual o Tempo Certo?


Qual o tempo certo? Passado presente ou futuro?

Passado, Presente e Futuro fazem parte da nossa vida, qual nós devemos ou deveriamos dar mais importância?

Se pararmos para refletir nem o passado e nem o futuro está conosco; só temos o agora, o momento presente.

O passado é uma lembrança, uma referência daquilo que fomos e que quando ativado, nos transporta para aquele momento, onde sentimos a energia daquele momento, que pode vir carregada de traumas, mágoas, sofrimentos, angustias, alegrias, vitórias, amores e muitos outros sentimentos.

Esse passado fez parte da nossa vida, do nosso caminhar e sem dúvidas ele é importante.

Mas temos que lembrar que aquilo que fizemos no passado, não tem como mudar, está feito, não tem como mudar o que já aconteceu!

Ter a convicção que aquilo que fizemos no passado foi o melhor que poderiamos ter feito, e que naquele momento nós só sabiamos agir daquela maneira.

O passado serve para ajudar a percebermos os pontos que podemos ou não fazer novamente, ver os nossos erros e comparar com o nosso presente. Aproveitar no presente o que o passado nos ensinou.

Se hoje ao lembrar nós nos arrependemos, é porque tivemos experiências, crescimento, maturidade e a consciência que hoje agiriamos de forma diferente.

Se nós ficarmos remoendo as lembranças do passado, sendo elas boas ou ruins, deixaremos de perceber e viver o que está acontecendo hoje e isso influenciará o nosso futuro.

O futuro é avançar no tempo, é ir para um lugar onde nós não sabemos como é e que não conhecemos, por isso temos a ansiedade. A ansiedade é gerada pelo desconhecido.

Claro que é importante ter sonhos e metas, mas para realiza-los nós precisamos estar fazendo e dando o nosso melhor nesse momento, em tudo aquilo que estamos fazendo.

As atitudes de hoje, a plantação de hoje serão sem dúvida a nossa colheita para o futuro. O futuro é tudo aquilo que nós estamos diariamente plantando na nossa vida.

A vida está passando aqui e agora e não podemos ficar conectados com aquilo que já passou e nem ficar esperando algo que irá ou não acontecer lá na frente.

O presente é o único momento que realmente existe para nós e é nele que devemos colocar energia, percepção, concentração e ação para seguir para onde queremos chegar.

É apenas no presente que podemos construir nossas vidas!

"Se queres conhecer o passado, examina o presente que é o resultado; se queres conhecer o futuro, examina o presente que é a causa." - Confúcio

Psicóloga Claudete Carvalho - Guarulhos - SP

#passadopresenteoufuturo #qualotempocerto #psicologia #psicoterapia #psicólogaemguarulhos

Posts Destacados
Posts Recentes
Siga na Redes Sociais
  • Facebook Long Shadow
  • Instagram Social Icon
  • RSS Social Icon
Procure por Tags
Nenhum tag.