top of page

Faça parte da minha lista de e-mails e acompanhe todas as atualizações!

Transtorno de Ansiedade: Por que o tratamento dessa síndrome é importante?


Transtorno de Ansiedade

Os transtornos de ansiedade estão entre as queixas mais comuns nos consultórios e afetam tanto crianças quanto adultos. Inclusive, dados recentes mostram que o Brasil apresenta as maiores taxas de transtorno de ansiedade do mundo. Por isso, vale lembrar que não se está sozinho ao enfrentar essa síndrome.

Quase todo ser humano sente ansiedade em diversos momentos na vida. Esse sentimento é importante para nos deixar alerta e antecipar situações que, de alguma forma, nos colocam em risco. Porém, em alguns casos, o excesso de ansiedade faz com que a pessoa não consiga mais realizar suas atividades ou sair de casa.

Essas pessoas podem apresentar crises e sintomas como taquicardia, sudorese, sensação de confusão mental, medo de que algo ruim vá acontecer, pânico, etc.

Até mesmo pessoas que parecem calmas por fora, podem, no fundo, estar enfrentando uma batalha contra a ansiedade. Por isso, não tenha dúvidas: se a ansiedade está atrapalhando a sua vida, talvez seja a hora de você procurar ajuda.

Como saber se a minha ansiedade é patológica?

Pessoas com transtorno de ansiedade estão constantemente tensas, ainda que não haja um motivo para isso. São pessoas que sofrem com uma preocupação em excesso, podendo sentir inquietação, cansaço, dificuldade de se concentrar, insônia, tremores ou falta de ar. Muitas vezes, o medo de ter uma nova crise causa ainda mais ansiedade.

Todos nós sentimos algum desses sintomas ao longo da vida, porém, a ansiedade patológica faz com que o indivíduo tenha prejuízos, como sentir angústia profunda, não conseguir realizar suas tarefas no dia a dia, trabalhar e, até mesmo, sair de casa.

As causas do transtorno variam de pessoa para pessoa. Além do histórico familiar, problemas hormonais, estresse e até mesmo algumas doenças podem desencadear a ansiedade.

Por que é importante tratar o transtorno de ansiedade?

Às vezes achamos que podemos lidar sozinhos com uma situação, mas nem sempre é possível. Podemos mascarar os sintomas por um tempo, mas quando eles voltam, temos ainda mais dificuldade de lidar com eles. Portanto, assim que perceber os primeiros sinais, procure ajuda.

O tratamento depende de cada indivíduo e o diagnóstico requer uma avaliação cuidadosa. O mais indicado é a realização de psicoterapia voltada para transtornos de ansiedade. Nos casos em que houver necessidade, é indicada a visita ao psiquiatra para a utilização de medicação. O especialista vai avaliar o histórico do paciente, ajudando-o a identificar o que causa a síndrome.

Veja alguns motivos para tratar o transtorno de ansiedade:

  • O transtorno de ansiedade não irá passar sem tratamento. Pelo contrário, a tendência é que a doença venha a piorar. Portanto, se você apresenta os sintomas por pelo menos 6 meses, é hora de cuidar procurar ajuda médica.

  • O tratamento evita que a doença se agrave, podendo até mesmo gerar um quadro de depressão. Isso porque, com o medo constante das crises, a pessoa pode começar a ter alterações no humor, apatia e tristeza profunda. Além disso, algumas pessoas passam a procurar refúgio em substâncias como o álcool, o que apenas piora a doença.

  • No tratamento, o paciente conseguirá ter mais calma para lidar com o transtorno, aprenderá a antecipar e controlar as situações que causam a ansiedade, e a não dar tanta importância para pequenos problemas. Assim, voltará a ter qualidade de vida.

Cuide da sua saúde mental! Sem ela, nós não chegamos a lugar nenhum. Entre em contato com a Psicóloga Claudete Carvalho para agendar uma consulta.


Posts Destacados
Posts Recentes
Siga na Redes Sociais
  • Facebook Long Shadow
  • Instagram Social Icon
  • RSS Social Icon
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page