Faça parte da minha lista de e-mails e acompanhe todas as atualizações!

Como a psicologia pode ajudar pessoas com tendências suicidas?


Como a psicologia pode ajudar pessoas com tendências suicidas?

A pessoa com um comportamento de tendências suicidas apresenta vários sintomas, que serão exemplificados nesse artigo. Diante disso, a psicologia pode ajudar a amenizar a dor do indivíduo, através das orientações médicas que são realizadas. Atualmente, o suicídio é um dos principais males que atinge a população que sofre de algumas doenças, como a depressão, por exemplo. Ele é influenciado por pensamentos ruins e sentimentos negativos, assim como problemas sentimentais, financeiros e familiares, entre outros fatores.

Sintomas e influências

Quem desenvolve pensamentos suicidas dá indícios que algo está errado e vem afligindo-o. Ele pronuncia algumas frases, como: “Eu desejo sumir do mapa”, “não tenho mais vontade de levantar da cama” e “tenho sido um peso na vida dos que me cercam”. Essas e outras ideias negativas confundem a cabeça de muitas pessoas, trazendo uma desesperança e desânimo, que podem e precisam ser superados.

A depressão é um dos principais causadores do pensamento de suicídio. Ela pode surgir devido a traumas que ocorreram na infância, como abusos sexuais ou maus tratos, por exemplo. O uso de drogas e de bebidas alcoólicas propicia o agravamento da doença, o que influencia em pensamentos suicidas. Outros problemas, como separação conjugal, desilusão amorosa, endividamento financeiro, entre outros casos, contribuem para o surgimento desse problema.

Muitos conhecem alguém que apresenta, mesmo que minimamente, sintomas como isolamento, nervosismo excessivo e autoflagelo. Além disso, verbalizam palavras relacionadas com morte, assim como choro e tristeza constantes. Também apresentam semblantes caídos e fadiga. Diante desses e outros casos, se disponha a levar a ajuda necessária a quem precisa, agende um atendimento e dê o devido amparo a essa pessoa.

Superação sobre tendências suicidas

Contudo, meu amigo, se você já falou ou pensou essas coisas, eu digo: só pelo fato de você estar vivo há uma grande oportunidade de superar e vencer tudo o que você vem passando. Eu quero te ajudar a vencer seus conflitos interiores e a viver mais feliz e confiante consigo mesmo!

Não desista da sua vida, ela é muito especial no mundo em que vivemos. Converse conosco e fale o que você vem passando para pensar dessa forma, porém venha com a esperança de conseguir a sua melhora e alcançar uma mudança, mesmo que isso demande tempo.

Valorize seus sonhos e crie metas para o seu futuro, pois eles são importantes para que haja novos rumos em sua vida. A morte não é e nunca será a saída para o seu problema! A fé, a esperança, o amor a si mesmo e a sua família, a determinação e a perseverança são fundamentais. Estes fatores são decisivos como aliados nos tratamentos psicológicos e terapêuticos.

Muitas pessoas dizem que isso é “frescura” ou “besteira”, mas nós sabemos que não é! Compreendemos que esse pensamento é de desespero por alguém que não sabe como superar o que vem passando. Logo, buscar ajuda é fundamental para que se inicie o tratamento e você consiga alcançar a melhora e a mudança no futuro.

Os nossos tratamentos lhe permitirão desenvolver meios para um melhor relacionamento interpessoal. Ele será com foco em atitudes para que você consiga lidar com suas emoções de maneira equilibrada e consciente. Temos disponíveis horários diferenciados para conseguir encaixar na sua agenda. Entre em contato conosco para marcar uma consulta por e-mail ou por telefone hoje mesmo.


Posts Destacados
Posts Recentes
Siga na Redes Sociais
  • Facebook Long Shadow
  • Instagram Social Icon
  • RSS Social Icon
Procure por Tags
Nenhum tag.